fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Fitch Ratings atribuiu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de oitava emissão de debêntures da Copel Distribuição, no montante de até R$ 1,6 bilhão e com prazo de vencimento de até cinco anos. As debêntures são da espécie quirografária e contarão com garantia da controladora, a Copel. Os recursos serão destinados ao refinanciamento de dívidas, reforço de caixa e outros propósitos corporativos.
A Fitch já classifica a Copel Dis e a Copel com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, com Perspectiva Estável. A equalização dos ratings de ambas reflete os fortes incentivos que a holding teria para suportar a subsidiária, se necessário. O rating considera o sólido perfil de negócios da Copel, cujos importantes e rentáveis ativos de geração, transmissão e distribuição de energia contribuem para diluir riscos operacionais e regulatórios. O grupo deve manter reduzida alavancagem financeira e significativa posição de liquidez, beneficiadas pela expectativa de fluxos de caixa livre (FCFs) positivos.
Uma eventual privatização da Copel, que não foi incorporada no cenário base, envolveria pagamento significativo de outorga para renovar as concessões de algumas de suas usinas hidrelétricas, mas a Fitch acredita que o grupo conseguiria captar recursos via aumento de capital, preservando seu robusto perfil financeiro.