Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Os dados da terceira revisão semanal do Programa Mensal de Operação de Junho mostra uma relativa estabilidade em relação aos números projetados para o final do mês quando comparados às atualizações da semana anterior. Destaque continua sendo o nível dos reservatórios acima de 80% em todo o país.

O mais elevado continua com o Norte, cuja previsão é de alcançar 99,6% do total. O Sul aparece com 87,8%, no Sudeste/Centro-Oeste a estimativa é de 86,2% e no Nordeste em 84,5%.

O mesmo ocorreu com o volume esperado de vazões, que segue a linha estimada sete dias atrás. O SE/CO deverá encerrar o mês com energia natural afluente equivalente a 94% da MLT. No Norte está em 78%, enquanto no NE é de 52% e no Sul de 60%, apesar do ciclone que atingiu a região nesta semana.

Já a carga para o mês está estimada em alta de 3,1%, sendo que a única previsão de queda está no Sul com 1,6%. Nos demais submercados é esperada alta, sendo de 1,4% no SE/CO, de 6,9% no NE e de 15,9% no Norte. Assim, o CMO continua zerado em todo o país e em todos os patamares de carga. A geração térmica projetada é apenas por declaração de inflexibilidade das usinas. São 5.064 MW médios.

Em termos de meteorologia, nesta semana operativa, ocorreu precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, além de totais pluviométricos elevados nas bacias dos rios Iguaçu, Paranapanema, Tietê e na incremental UHE Itaipu.

Segundo o ONS, na semana de 17 a 23 de junho deve ocorrer precipitação novamente nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e na incremental a UHE Itaipu.