Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A agência de classificação de risco Fitch Ratings confirmou os ratings de inadimplência (IDRs) de emissores de moeda estrangeira e local de longo prazo da Eletrobras e os ratings de títulos seniores sem garantia em BB-. O rating da escala nacional da companhia, bem como suas controladas com classificação e suas debêntures locais em circulação, foram confirmados em AA(bra). A Fitch revisou a perspectiva de classificação para os ratings corporativos para negativo.

Segundo a Fitch, a revisão para negativo reflete a expectativa de menor geração de caixa advinda da venda de energia não contratada, o que deve evitar que a Eletrobras tenha uma desalavancagem como esperado. A agência também levou em conta o aumento do risco da usina hidrelétrica (UHE) Belo Monte, onde a Eletrobras garante R$ 14 bilhões de dívida, além das incertezas em torno do novo plano de capex e a necessidade de endereçar cerca de R$ 20,4 bilhões de dívidas com vencimento até dezembro de 2024.

Ainda de acordo com a agência de risco, os ratings da Eletrobras consideram sua base de ativos relevante e diversificada, alavancagem moderada a alta e forte posição de liquidez, com expectativa de FCF positivo a partir de 2024. Os ratings das controladas são equalizados ao rating da companhia devido a incentivos médios a altos de apoio da controladora, se necessário.