Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, emitiu 145 mil certificados de energia renovável nos últimos meses. A emissão dos I-RECs foi direcionada para unidades consumidoras em países da América Latina e na Austrália.

A atuação da Norte Energia segue a tendência de crescimento do mercado brasileiro de certificados de energia renovável, o segundo maior mercado de I-RECs entre os países do REC Standard – sistema adotado nos países da América Latina, Ásia e África. A previsão é que, em 2023, seja realizado o dobro do volume de transações do ano passado no país, alcançando o patamar de até 50 milhões de I-RECs, segundo o Instituto Totum, emissor dos certificados no Brasil.

Segundo o diretor de regulação e comercialização da Norte Energia, Franklin Miguel, as mudanças climáticas preocupam tanto as empresas quanto os consumidores. Dessa forma, a responsabilidade socioambiental vem se tornando um importante elemento para a imagem das empresas. Usar energias renováveis, portanto, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, além de agregar valor ao seu produto ou serviço.

Em 2022, a empresa negociou mais de 840 mil I-RECs, referentes à geração de energia de Belo Monte entre os anos de 2021 e 2025. Para se ter uma ideia, essa quantidade seria suficiente para neutralizar o consumo médio anual de mais de 420 mil residências brasileiras, número maior que o de domicílios registrados na capital paraense, Belém, no Censo 2010 (IBGE).