Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a abertura de consulta pública até 27 de julho na modalidade intercâmbio documental para colher subsídios e informações adicionais para a Regulamentação da Olimpíada Nacional de Energia Elétrica. O evento é realizado no âmbito do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel. O principal objeto da ONEE é promover o conceito de eficiência energética nas novas gerações e estimular a capacitação dos professores no tema.

Ainda no dia 27 de julho, haverá uma audiência virtual. A Olimpíada foi criada em 2018 junto com quatro distribuidoras: Coelba (BA), Enel Ceará, EDP ES e RGE (RS). Foram mais de mil escolas, 40 mil estudantes e 4.191 premiados, com um custo de R$ 1,76 milhão. O projeto foi promissor e na segunda etapa, em 2022, já foram 34 concessionárias envolvidas, com 3.679 escolas, 188 ml alunos, 22 mil premiados e custos de R$ 3,13 milhões. A proposta de regulamentação envolve a participação da Aneel na governança das próximas edições e a adoção de uma proposta única anual de projeto cooperado entre as distribuidoras, com adesão voluntária. A ONEE também deverá ser executada nos mesmo moldes das  que recebem recursos públicos.

A Aneel também pretende que a ONEE seja mais conhecida do público, uma vez que hoje ela não figura entre as mais procuradas dentre as olimpíadas de conhecimento nos sites de busca. Já houve uma interação com o Ministério da Educação, que se mostrou simpático à agência participar de eventos com secretários de educação do país promovendo a ONEE.