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A Vibra recebe até o dia 30 deste mês inscrições de startups lideradas por mulheres interessadas em participar do programa que visa colaborar no processo de transformar o cenário do mercado e abrir melhores oportunidades de trabalho para a força feminina no segmento de tecnologia. Por meio de seu Hub de Inovação, o Vibra Co.lab, a companhia está com sua primeira chamada aberta somente para startups lideradas por mulheres.

A iniciativa fará parte da Vibra Ventures, um Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups. O objetivo é impulsionar startups com liderança feminina, conectando-as com oportunidades no ecossistema e com a Vibra, oferecendo oportunidades de mentorias, provas de conceito, contratação e investimento em áreas como transição energética, mobilidade, conveniência, varejo, meios de pagamentos e outras ligadas aos segmentos de atuação da companhia

Segundo a companhia, a primeira fase será focada em empoderamento, com atividades de capacitação e inclusão, onde a empresa vai ajudar as mulheres a empreender, com mentoria, assistência jurídica, treinamento de pitchs, entre outras ações. A segunda é voltada para startups mais maduras e visa uma parceria com o Vibra Co.Lab, permitindo entrar na rota de inovação aberta, participar de pitchs, ter possibilidade de negócio e depois ser “amadrinhada” por uma executiva da Vibra ou de um parceiro. A terceira trilha é a rota de investimento por meio do Vibra Ventures, com foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo.

Segundo a plataforma de captação de investimentos Efund, a quantidade de mulheres à frente de startups em busca de investimentos quadruplicou em 2022, em comparação com 2021. No ano passado, 13,7% das startups que buscaram recursos eram lideradas por mulheres, ante apenas 3% em 2021.

A busca por elevar a participação feminina em todas as áreas é constante dentro da companhia. Em 2022, A Vibra superou a meta de admissão de 30% de mulheres, atingindo o índice de 38%. Para 2023, estabeleceu-se como meta ter 23% de mulheres na alta liderança (em cargos como gerente executiva, diretora e vice-presidente). Ao todo, a companhia conta em seu quadro de funcionários com cerca de 30% de mulheres.