Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A última revisão semanal do Programa Mensal de Operação do mês de junho aponta que a carga deverá crescer 2,2% na comparação com o mesmo período de 2022. Houve uma redução do crescimento em decorrência do Sudeste/Centro-Oeste que agora indica leve expansão de 0,2%. No Sul está a única queda com 1,5%. No Norte está o maior crescimento com 14,3% e no Nordeste a expansão é projetada em 6,9%.

Os volumes estimados de energia natural afluente continuam nos patamares projetados anteriormente. NO SE/CO estão em 94% da média de longo termo, o mais elevado do país. Na outra ponta está o NE com ENA de 51% da média. No Norte é calculado índice de 76% e no Sul está em 63% da MLT.

Com isso, o Operador aponta que o uso dos reservatórios continuam acima de 80% em todo o país. O menor índice está no NE com 84,6%, no SE/CO, que é responsável por 70% da capacidade de reservação do país, é estimado um nível de 86,2% no final da próxima semana, 30 de junho, no Sul está em 88% e no Norte o mais elevado com 99,6%.

A geração térmica projetada é somente por inflexibilidade pois o CMO médio está zerado em todos os submercados e em todos os patamares de carga. A próxima semana operativa, que começa no sábado 24 de junho, deverá contar com 5.150 MW médios.