Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Equatorial Goiás inaugurou a nova Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Barro Alto-Goianésia, em Goiás. Com 35 km de extensão, a LD contou com investimentos superiores a R$ 38 milhões e servirá para viabilizar a conexão de novos clientes e o atendimento às solicitações de aumento de carga numa região de aproximadamente 58 mil unidades consumidoras dos municípios de Goianésia, Jaraguá e parte de Barro Alto.

Segundo a companhia, o empreendimento também poderá disponibilizar energia para comércios e indústrias se instalarem na região. A linha em funcionamento, que atualmente é a única da localidade, funcionará em casos de eventual suplência em caso de ocorrência grave nas estruturas, sendo uma alternativa para o atendimento e remanejo da carga até a conclusão dos reparos. O sistema também está alinhado à tecnologia de equipamentos telecontrolados, os quais conferem maior flexibilidade à operação e com recuperação de incidentes podendo acontecer direto do Centro de Operações em Goiânia.

A empresa também destacou que um ativo deste porte exige planejamento assertivo, considerando que muitos equipamentos são produzidos especificamente para o projeto, sendo necessário comprometimento com prazos e procedimentos de segurança. São cerca de 140 torres instaladas, com estruturas que chegam a até 24 metros de altura, que se inicia na Subestação Goianésia e segue até a SE Barro Alto de Furnas, onde a Equatorial construiu um vão para receber a rede. A linha percorre os municípios de Barro Alto e Goianésia e mais de 99% da sua extensão foi construída na zona rural.