fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Sterlite Power Brasil finalizou a ampliação da capacidade de transformação da subestação João Pessoa II (PB), sob a concessão da Borborema Transmissão de Energia. A expansão foi concluída 11 meses antes do prazo estabelecido pela Aneel e tem como objetivo aumentar a segurança energética no estado, possibilitando também a expansão maior de fontes renováveis do Nordeste para outras regiões.
A Borborema Transmissão de Energia já tinha sob sua concessão a subestação João Pessoa II 500/230/69kV e a linha de transmissão que a interliga à Campinas Grande III, com cerca de 123 km. As obras incluíram a implantação de um novo banco de autotransformador AT4 T4 500/230kV 450MVA na SE. O novo banco de equipamentos entrou em operação em maio desse ano, demandando R$ 87,7 milhões em investimentos.
Em Goiás, a Goyaz Transmissão de Energia, subsidiária da Sterlite Power Brasil, já está operando em sua totalidade, formada por um LT de 150 km entre as cidades de Edeia e Cachoeira Dourada, a subestação de Pirineus, de 345/230 kV 600MVA e que já estava concluída desde o final de 2022 e aguardava autorização para ser energizada, o que aconteceu em maio de 2023, integrando Goyaz completamente ao SIN.
Caso semelhante com relação a aprovação da documentação técnica aconteceu para a instalação de um Compensador Estático de Reativo (CER) na SE Barro Alto 2, a 190 km de Goiânia, que entrou em operação em fevereiro desse ano, apesar de a SE também já estar pronta desde setembro de 2022.