fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa, confirmou que o leilão de outubro que previa colocar um linhão HVDC do Nordeste ao Sudeste/Centro-Oeste ficou para o dia 15 de dezembro. Assim o certame que era esperado para dezembro será postergado para março, ainda sem data definida. Ele disse que a perspectiva de manter a competitividade dessas disputa foi a principal linha condutora para a decisão.
“O sucesso de hoje explica em parte a razão do espaçamento. Temos um conjunto de obras de R$ 60 bilhões e com isso a capacidade de execução é desafiadora com fornecedores, mão de obra, questões referentes aos órgãos estatais de avaliação do meio ambiente, entre outros. Nesse sentido, ainda poderia redundar em lotes vazios ou baixa competitividade ou atrasos. Por isso, a decisão que temos foi a mais sensata pela postergação em comum acordo com o planejador”, afirmou Feitosa em coletiva após o leilão de transmissão desta sexta-feira, 30 de junho.
O diretor disse que em princípio o leilão do ano que vem, deverá contar com um número de lotes próximo ao que é esperado, mas admitiu que pode ocorrer algumas alterações diante da necessidade que o planejador apresentará. O processo de leilão de dezembro está com o Ricardo Tili e o de março está com a relatoria da diretora Agnes da Costa.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a programação dos leilões é feita de forma criteriosa e afirmou que a preocupação e de que não haja precipitação para a realização. Isso, disse ele, é para manter a competitividade nos certames e manter o sucesso das disputas.
O primeiro leilão deste ano foi encerrado com um deságio médio de 50,97% ante a RAP máxima estabelecida pela Aneel. Todos os nove lotes foram negociados.