Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Voltalia anunciou a injeção dos primeiros MW do Solar Serra do Mel 3, 4, 5 e 6 (SSM3-6), um parque solar de 260 MW localizado no Cluster Serra Branca, no Rio Grande do Norte. Uma linha de transmissão conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) garante que a energia renovável produzida na região possa ser escoada para diversos estados do país.

O parque solar SSM3-6 faz parte do Cluster Serra Branca, com capacidade de 2,4 GW. Localizado numa região que abrange os municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Os projetos deste complexo se beneficiam ainda de infraestrutura compartilhada (conexão à rede e acesso) e sinergias operacionais. O cluster está totalmente conectado ao SIN por meio de uma linha de transmissão de 500 kV com 50 Km de extensão. Na região (em Mossoró, município vizinho à Serra Branca), a Voltalia também instalou seu Centro de Operações, de onde faz a gestão de todos os seus ativos de energia eólica e de seus clientes em todo o mundo.

Com as obras iniciadas em março de 2022, a capacidade total do parque, com 260 MW, será gradualmente comissionada nos próximos meses. Esta usina é respaldada por um contrato de compra de energia de 14 anos com a Copel.