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A Dataholics, uma plataforma de credit score alternativo que ajuda empresas e instituições financeiras a escalarem suas operações de crédito através de alta tecnologia, vem percebendo uma grande procura no mercado de energia. As demandas chegaram do próprio mercado, com empresas do ramo de energia captadas de diversas matrizes e companhias de diversos tamanhos. “Como o mercado passa por uma mudança regulatória e, a partir do ano que vem as empresas poderão escolher de quais companhias elétricas desejam comprar energia, tem sido uma preocupação em estar à frente da concorrência foi o fator motivador dessas empresas em usar da ferramenta de análise de risco de crédito customizada para o setor”, disse o CEO da companhia, Daniel Mendes.

Ele acredita que o setor elétrico tem um grande potencial, por ter muitas empresas competindo e por estar passando por reformulações regulatórias que aumentarão exponencialmente a competição e demanda por efetividade dessas empresas. “Percebemos uma necessidade do setor de energia em realizar análises de crédito das empresas potenciais clientes por um aumento na procura por este serviço. E como toda a concorrência acaba utilizando ferramentas muito similares para fazer esta análise. Percebo que os gestores mais antenados buscam análises que possam diferenciar-se dos competidores, podendo serem mais assertivas em trazer bons clientes e evitarem maus pagadores”, ressaltou.

Dentre os serviços da Dataholics, ela prevê que a empresa obtenha clientes indesejados, ou seja, aqueles que deixam de pagar as parcelas de financiamento causando assim prejuízos. Evita ainda que a empresa sub avalie um bom cliente olhando apenas seu passado de pagamentos, podendo elegê-lo corretamente como bom cliente devido ao estudo de seu potencial. Evita ainda que a empresa gaste uma enorme quantia de recursos ao recrutar um time de especialistas em dados e inteligência artificial, podendo terceirizar este departamento sem acumular riscos nem passivos. Evita que o modelo de análise de risco de crédito seja idêntico ao da concorrência, que geralmente apoia-se no Serasa com uma atitude meramente reativa, garantindo que o modelo esteja sempre em evolução e atualização.

De acordo com a companhia, eles já processaram mais de 700.000 CNPJs na plataforma gerando o credit score das empresas de diversos tamanhos. “Ajudamos com isso a Stone a crescer 76% suas receitas”, disse. E afirmam que este resultado pode ser aplicado e superado por grandes companhias de energia.

Segundo Mendes, as análises de risco de crédito tradicionais, muitas vezes providas por bureaus de crédito, são demasiadamente reativas, ou sejam, observam apenas o histórico de pagamentos dos potenciais clientes para analisar seu potencial de pagamento. Se não bastasse, muitas empresas escolhem por impor regras de negócio para selecionar os clientes, o que acaba enviesando ainda mais o resultado obtido (score). “Neste contexto, a Inteligência Artificial faz análises de forma diferente. No caso, a Dataholics antes captar uma grande massa de dados históricos da empresa, contendo as informações e pagamentos e inadimplência do passado, e, então, enriquece seus modelos de inteligência artificial com esses históricos de forma personalizada”, explicou.

O executivo ainda declarou que eles estão criando um setor de desenvolvimento de produtos, o “Open Finance”, onde as empresas potenciais clientes que precisam de crédito e não conseguem acessar os serviços de compra de energia elétrica, poderão fornecer acesso aos demonstrativos bancários de forma segura, para que as companhias elétricas possam verificar as movimentações financeiras e atestar “o poder de pagamento” deste cliente.