Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Santo Antônio Energia tem como uma de suas metas aumentar a participação feminina em cargos de liderança até 2030. Para isso, a companhia está implementando os Programas de Aceleração de Carreira e Mentoria de Liderança Feminina com foco em líderes e não líderes. A iniciativa faz parte do Programa Somos Diversos da companhia e está alinhada à agenda sustentável do Pacto Global da ONU.

A companhia destacou que a diversidade é um dos temas centrais da cultura organizacional da Santo Antônio Energia, um comprometimento que rendeu à empresa a certificação Women on Board, iniciativa que reconhece empresas que fomentam a pluralidade em seu quadro de conselheiros de administração. Com 40% do conselho formado por mulheres e 23% da liderança composto pelo sexo feminino, a empresa busca expandir e aprimorar ainda mais a participação das mulheres em cargos de liderança e, ao mesmo tempo, dar suporte para aquelas que estão buscando crescer em suas carreiras.

Os programas de mentoria feminina serão lançados no Mês da Pluralidade da Santo Antônio, em julho, que irá promover atividades para promoção de boas práticas de Diversidade & Inclusão na empresa. Por meio de uma trilha de desenvolvimento, mais de 50 profissionais irão participar de encontros mensais voltados para o fortalecimento de suas carreiras e o desenvolvimento de soft skills. Além disso, a mentoria irá trabalhar a sororidade para que se sintam estimuladas a apoiar outras mulheres a ocuparem cada vez mais posições de visibilidade.

Outra empresa que também conquistou o Selo WOB – Women on Board é a Norte Energia, empresa privada concessionária da UHE Belo Monte. Atualmente, seis mulheres integram o Conselho de Administração da empresa, sendo cinco titulares e uma suplente. O papel do conselho é essencial no processo de desenvolvimento de um negócio, garantindo transparência, segurança e eficiência nas atividades e identificando novas oportunidades.

A companhia destacou que o Selo WOB é resultado do programa de ESG que a Norte Energia vem aplicando desde 2021, com a participação cada vez maior de mulheres em seu Conselho de Administração, e reforça uma das premissas da Norte Energia: a diversidade traz inúmeros benefícios e uma melhor governança corporativa.

Em 2021, as mulheres representavam 26% do quadro geral da empresa, número que aumentou para 30% em 2022. O crescimento se deu também em função do Programa Belo Monte Oportunidades, que contratou e treinou profissionais de nível técnico da região para atuarem na área de Operação e Manutenção.