fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A 2W Ecobank aderiu a Air Carbon Exchange (ACX), bolsa digital global de negociação de créditos de carbono e produtos ligados ao meio ambiente, localizada em Cingapura. A iniciativa é voltada para atender o mercado voluntário, que abrange empresas que deliberadamente decidem se descarbonizar, visando colaborar na mitigação do aquecimento global.
A companhia já possui projetos de redução de emissões que irão gerar, num período de 10 anos, aproximadamente 3,1 milhões de créditos de carbono somente do parque Anemus (RN), já em operação. A geração de créditos de carbono do parque Kairós (CE) ainda está sendo estimada.
Em paralelo, a empresa avança em sua estratégia climática passando a publicar, anualmente, seus inventários de emissões no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol. Segundo o CEO da 2W Ecobank, Claudio Ribeiro, a empresa já recebeu o selo prata e estão se preparando para que, em 2024, possam ter a verificação do inventário com uma auditoria de terceira parte e, assim, obter o selo ouro.
Além disso, em junho de 2023 a empresa abriu uma conta no Registro VERRA, o que permite adquirir créditos de carbono de diversos projetos do mercado voluntário que utilizam a metodologia VCS (Verified Carbon Standard). Dessa forma, será possível aposentar créditos em nome de clientes que buscam compensar suas emissões, ou transferir créditos para outras contas. Adicionalmente, com o acesso na plataforma de trading ACX, além dos créditos VERRA será possível adquirir Gold Standard (GS) e CORSIA, de diversos projetos originadores de créditos, oferecendo um vasto portfólio para que os clientes possam optar por projetos que reflitam sua estratégia ambiental e social.