fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Com a intenção de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico de hidrogênio verde, a Neoenergia assinou com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, um protocolo onde as instituições irão trabalhar conjuntamente para impulsionar iniciativas científicas e a formação de especialistas na tecnologia.
A unidade terá o objetivo de formar novos profissionais qualificados no setor do hidrogênio verde, e de avançar no conhecimento da nova tecnologia. Pelo acordo, o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) está previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano. Segundo a empresa, o CH2V será um complexo de mais de 3.000 m². O espaço incluirá uma planta de eletrólise, um sistema de tanques de armazenamento e de compressores, e uma infraestrutura para o fornecimento de veículos impulsionados por hidrogênio. Além disso, será construído um prédio anexo dedicado à pesquisa de hidrogênio verde.
A Iberdrola, grupo espanhol controlador da Neoenergia, possui uma central de hidrogênio verde em Puertollano, na Espanha. A planta, segundo a companhia, é a maior da Europa e representa uma experiência muito importante na parceria com a universidade.
A UNIFEI destacou que o protocolo de intenções vai permitir a atuação conjunta para tornar o Centro de Hidrogênio Verde uma referência em estudos do uso do hidrogênio no Brasil e no mundo. O objetivo é a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em energia renovável, incluindo a aplicação do hidrogênio verde para redução de emissões, de utilização de combustíveis fósseis, e de pegada de carbono com a descarbonização de processos em uma transição energética que, cada vez mais, faz uso de fontes de energia limpas e renováveis.