Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Equatorial Pará registrou, somente em 2023, 71 ocorrências de falta de energia, nas regiões Sul e Sudeste, relacionadas a queimadas perto da rede elétrica. O problema se intensifica neste período do ano por conta do clima seco do verão amazônico.

Segundo a distribuidora, de janeiro a junho de 2023, as cinco cidades das regiões Sul e Sudeste que mais registram casos de queimadas foram: Parauapebas com 17 ocorrências, Marabá com 15, Tucuruí e Redenção com 6 em cada uma, e Jacundá com 4.

A Equatorial Pará destacou que quando ocorrem queimadas perto da rede, o calor danifica as estruturas e os cabos que conduzem a energia, o que prejudica o fornecimento para os consumidores, inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, e faz com que o serviço para recompor a estrutura demande um tempo considerável.

Para evitar que as queimadas ocorram, a população pode tomar algumas precauções, como evitar acender fogueiras, especialmente quando forem próximas da rede elétrica, pois o fogo pode fugir de controle e atingir áreas maiores. Caso o fogo atinja uma área onde há rede elétrica, a Equatorial deve ser acionada pelo 0800 091 0196.