Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Grid Solutions, unidade da GE Vernova, assinou um contrato com a Casa dos Ventos para construir duas subestações de isolamento a ar (AIS) de 500 kV para o Complexo Eólico da Serra do Tigre, localizado no estado do Rio Grande do Norte. O contrato prevê ainda a construção de um bay de conexão que será instalado em Santa Luzia, Paraíba.

De acordo com a empresa, o novo contrato envolvendo o Complexo Eólico Serra do Tigre marca o sexto projeto eólico da Grid Solutions com a Casa dos Ventos no Nordeste. Com capacidade total de 1 GW, as subestações poderão, no futuro, acomodar mais geração de energia no Nordeste. Especificamente para o projeto Serra do Tigre a potência instalada é de 756 MW, provenientes de 168 aerogeradores.

Além de fornecer as duas subestações greenfield, chamadas Tigre Norte 2x 280 MVA e Tigre Sul 2x 220 MVA, a Grid Solutions também instalará um bay de conexão na subestação Santa Luzia e fornecerá todo o equipamento de alta tensão necessário, bem como o sistema de proteção e controle e o de telecomunicações. Os equipamentos e sistemas serão produzidos nas fábricas da Grid Solutions em Itajubá (MG) e Taubaté (SP), bem como na Itália. Ambas as subestações da Grid Solutions serão energizadas até o fim de 2024. A maquinaria eólica do complexo será testada gradualmente a partir de então.