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A Lead Energy, startup fundada em junho de 2020, chegou ao mercado com a promessa de ajudar o consumidor a traduzir a conta de energia, auxiliando ele a entender o que realmente está sendo pago, além de apontar soluções que reduzem os custos, como a troca do fornecedor e outras alternativas sustentáveis.

O usuário da plataforma da startup, que antes poderia baixar sua conta no site e visualizar todas as tarifas pagas no documento, agora, após o lançamento de um novo recurso, poderá trocar o fornecedor de energia, reservar a nova tarifa e visualizar o valor exato que será pago após a troca. Segundo a empresa, essa é a primeira vez que o consumidor possui autonomia total sobre a própria conta.

O sistema foi apresentado durante o evento de inovação no setor de energia que aconteceu no auditório principal do Cubo Itaú. Raphael Ruffato, Fundador e CEO da Lead Energy, apresentou o lançamento do recurso. Com alguns cliques, o usuário que se interesse em “economizar energia” consegue, com fácil visualização, identificar tudo que está sendo cobrado na conta de luz e quais são as oportunidades de economizar.

De acordo com a startup, no mesmo sistema, o consumidor recebe uma explicação personalizada em vídeo dos problemas contidos na conta e pode dar continuidade ao processo, reservando os valores da nova tarifa e trocando a fonte de energia. A partir daí, o valor exato apresentado pela plataforma já está válido e o responsável só precisa assinar a proposta formalizada, que chega de forma automática no endereço de e-mail. Até o momento, o recurso está disponível para empresas que gastem mais de R$5 mil nas contas de energia e que estejam classificadas no grupo A. Os dados de contato do cliente, entretanto, só são coletados após o mesmo demonstrar interesse na proposta oferecida, dando além de tudo, privacidade ao usuário.