Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Furnas concluiu a instalação de dois disjuntores de 500 kV (interligadores de barra) na subestação da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, localizada no rio Paranaíba, entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG).

A iniciativa, que teve investimento de cerca de R$ 21 milhões, aumenta a confiabilidade e segurança das operações, mantendo a subestação íntegra e única. O empreendimento contribuirá para impedir que eventuais manutenções e perturbações na subestação provoquem distúrbios no sistema elétrico brasileiro.

De acordo com o ONS, eventuais perturbações na Subestação de Itumbiara podem gerar corte de carga superior a 30% e comprometer o fornecimento de energia a várias regiões do país.

A partir de uma recomendação do MME foi criado Grupo de Trabalho reunindo representantes do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), ONS e empresas do setor elétrico para avaliar as condições e o grau de confiabilidade de instalações estratégicas do SIN, entre elas a UHE Itumbiara e sua subestação.

Através dos estudos, os pesquisadores emitiram relatórios para registrar condições e riscos, bem como recomendar soluções para as configurações originais dos empreendimentos. Com a autorização da Aneel, Furnas efetivou a instalação dos disjuntores na subestação de Itumbiara, elevando expressivamente o grau de segurança às suas operações, bem como do SIN.