fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A segunda revisão semanal do PMO de agosto continua com indicadores relativamente estáveis em relação aos valores iniciais do programação da operação, revelados duas semanas atrás. Nessa atualização a carga aparece em alta de 3,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse patamar é 0,3 ponto porcentual menor do que aparecia na última versão, ou 253 MW médios a menos.
De acordo com a análise do ONS, as capitais dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul apresentarão temperaturas elevadas no início do período em análise. Logo em seguida, há expectativa de passagem de uma frente fria acarretando declínio das temperaturas, porém com previsão de rápida recuperação ao longo da semana. Cabe ressaltar que são esperados baixos totais de precipitação somente durante a atuação da frente fria.
As capitais dos subsistemas Nordeste e Norte seguem com previsão de ocorrência de temperaturas elevadas e precipitação em Salvador e Recife durante toda a semana.
No SE/CO é esperada expansão de 2,4% na carga, no Sul está o menor indicador com alta de 0,8%, no Nordeste é de 4,3% e no Norte o mais elevado com 10,9%.
As vazões estão em nível parecido com o calculado na semana passada para o final do mês. São esperadas energia natural afluente equivalente a 87% da média de longo termo no SE/CO o maior nível do país. O Norte vem depois com 70%, seguido pelo Sul com 65% e NE com 62%.
Os reservatórios seguem em leve queda até o final de agosto, dois submercados estão acima de 80%, sendo o Norte com 88% e o Sul com 85%. O SE/CO aparece com perspectiva de encerrar o período com 78,4% e o NE com 73,6% da capacidade.
Assim, continuam zerados os valores do CMO para todos os submercados em todos os patamares de carga. Geração térmica apenas aquela por declaração de inflexibilidade de usinas, somando 4.631 MW médios. As mais altas, as usinas do leilão emergencial de 2021, a gás com CVU de pouco mais de R$ 1 mil por MWh.
Em termos de meteorologia, na semana que se encerra nesta sexta-feira, 11 de agosto, houve precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e em pontos isolados do Paranapanema e do trecho incremental a UHE Itaipu. Já na próxima é previsto precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e em pontos isolados do Paranapanema e do trecho incremental a UHE Itaipu. Ainda segundo o ONS, a bacia do rio Madeira apresenta precipitação em pontos isolados no início da próxima semana.