Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Governo do Estado do Paraná viu sua participação no capital da Copel recuar de 69,66% das ações com direito a voto para cerca de 32,32% com a capitalização da empresa. Assim, a elétrica deixou de ser sociedade de economia mista integrante da administração pública indireta para se tornar uma empresa privada no modelo corporation, como ocorreu com a Eletrobras.

A operação foi dada como oficializada na sexta-feira, 11 de agosto. Em comunicado, a empresa destacou que caso seja exercida a opção de colocação do lote suplementar equivalente a até 15% da Oferta Base, a participação do estado nas ações com direito a voto poderá ser reduzida para até 26,96%.

O comunicado aponta ainda que com essa operação financeira, ficou criada uma ação preferencial de classe especial, a Golden Share de titularidade exclusiva do Estado do Paraná, com poder de veto sobre determinadas matérias e preferência no reembolso do capital em caso de liquidação do patrimônio da companhia.

Além disso, entrou em vigor, outras alterações no estatuto da companhia. como a sua exclusão de regras previstas na Lei das Estatais, que nenhum acionista ou grupo de acionistas venha a exercer votos correspondentes a mais de 10% do total de votos conferidos pelas ações com direito a voto em cada deliberação, que todos os membros do Conselho de Administração sejam eleitos pela assembleia geral de acionistas, observado o direito de voto em separado pelos acionistas detentores de ações preferenciais, entre outras alterações.