fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Depois de pouco mais de duas horas da ocorrência que levou ao corte de quase 20 GW de carga no Sistema Interligado Nacional, o processo de recomposição da carga continua. Há pouco a carga estava em pouco mais de 67 mil MW. Os órgãos seguem trabalhando nesse processo.
Há relatos de que todo o país sentiu em algum grau a queda de fornecimento. Segundo o diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o Norte e o Nordeste foram as duas regiões mais afetadas, com reflexo no SE/CO. Às 08h31 ocorreu abertura da interligação Norte / Sudeste, interrompendo aproximadamente 16.000 MW de carga no SIN.
Contudo, de acordo com o Operador, a carga caiu de 73 mil MW para 54 mil MW e alcançou consumidores do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e até mesmo na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo nota do MME divulgada há pouco, já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.