Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Depois de pouco mais de duas horas da ocorrência que levou ao corte de quase 20 GW de carga no Sistema Interligado Nacional, o processo de recomposição da carga continua. Há pouco a carga estava em pouco mais de 67 mil MW. Os órgãos seguem trabalhando nesse processo.

Há relatos de que todo o país sentiu em algum grau a queda de fornecimento. Segundo o diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o Norte e o Nordeste foram as duas regiões mais afetadas, com reflexo no SE/CO. Às 08h31 ocorreu abertura da interligação Norte / Sudeste, interrompendo aproximadamente 16.000 MW de carga no SIN.

Contudo, de acordo com o Operador, a carga caiu de 73 mil MW para 54 mil MW e alcançou consumidores do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e até mesmo na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo nota do MME divulgada há pouco, já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.