Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou por maioria a revisão tarifária da Equatorial Pará, que na semana retrasada causou uma discussão entre os diretores da agência e foi retirado de pauta. O tema foi alvo de pedido de vistas do processo pelo diretor geral, Sandoval Feitosa, na reunião de duas semanas atrás.

Após duas horas de discussões, o voto do relator Fernando Mosna foi acompanhado pelo diretor Ricardo Tili mas foi vencido por, além de Feitosa, Hélvio Guerra e Agnes da Costa. O diretor geral propôs um diferimento de parte dos custos que aumentariam originalmente a tarifa da concessionária paraense.

Os efeitos médios que serão sentidos pelos consumidores estão na tabela abaixo e trazem um comparativo entre os valores propostos na consulta pública, pelo relator Mosna e o revisor, Feitosa que defendeu a busca por índices menores por conta do atual patamar de tarifa.

Os novos índices não serão retroativos ao dia 7 de agosto, que seria a data aniversário do contrato da concessionária. No processo ficaram definidos ainda os índices de perdas regulatórias. para o período de 2023 a 2026, conforme voto do relator revisor.