Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que até às 10:45 horas 13,5 mil MW de carga foram recompostos. As regiões Sul e Sudeste já tiveram a recomposição concluída. Estão recompostos 30% da carga da região Norte e 73% da região Nordeste. Recomposição do Sul e Sudeste concluídas.

ONS confirmou que às 8:31 horas desta terça-feira, 15 de agosto, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, afirmou em nota.

O Operador afirmou que, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A Abradee informou que as distribuidoras impactadas em suas respectivas áreas de concessão seguem atuando em regime de contingência e o fornecimento já foi normalizado na maior parte das localidades afetadas. As reconstituições do sistema têm sido aplicadas de forma segura pelas empresas, sob orientações do ONS.

A Energisa listou o processo de restabelecimento das distribuidoras do grupo. A Energisa Minas Rio, Sul-Sudeste, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba e Sergipe tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado. Ainda em andamento, constam Energisa Rondônia, Acre e Tocantins.

A Equatorial Energia afirmou que em todos os estados em que há concessão do grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

O grupo CPFL informou que a interrupção de fornecimento de energia elétrica que afetou diversas partes dos país impactou parte dos clientes de suas quatro distribuidoras: CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE. A Isa Cteep informou, por sua vez, que todas as cargas supridas pela empresa já foram restabelecidas de maneira coordenada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A Enel informou que parte de seus clientes foram afetados. A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS.

A Cemig informa que parte do sistema elétrico que atende os clientes de Minas Gerais foi afetada pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), do Sistema Interligado Nacional (SIN), que evita a propagação de desligamentos no SIN.

O restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 08h46. Todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos. Até o momento a distribuidora não sabe informar o número de consumidores afetados.

A Copel informou que o corte de carga afetou dezenas de cidades no Paraná. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve. As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado.

A Celesc destacou que segue fazendo a apuração dos dados relacionados ao apagão e que até o momento, o sistema apurou um pico de 300 mil unidades consumidoras afetadas, podendo esse número ser maior. Segundo a distribuidora, por volta das 11h a companhia já havia reestabelecido a energia de boa parte de seus clientes, faltando cerca de 9 mil unidades consumidoras sem luz.

A Light informou que a energia foi totalmente restabelecida nas regiões impactadas pela atuação do ERAC. A ocorrência atingiu trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste, no Rio de Janeiro, e pontos da Baixada Fluminense. A energia foi sendo restabelecida gradativamente, após autorização do ONS, e teve duração de cerca uma hora (8h30 às 9h34).

Colaboraram Mauricio Godoi e Michele Rios, de São Paulo, e Vanessa Andrade, do Rio de Janeiro