Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A cerimônia de assinatura para a instalação de placas fotovoltaicas no município de Ponto Belo, no Espírito Santo, ocorreu na última quarta-feira, 16 de agosto. A iniciativa foi aprovada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, que incentiva a conservação e uso racional da energia elétrica, e beneficiará duas importantes unidades consumidoras do município: a Escola Municipal Professora Valda Costa e a Sede da Prefeitura Municipal.

O projeto prevê a instalação de dois sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica sustentável, com um investimento de R$ 300 mil. Um dos sistemas será instalado na Sede da Prefeitura Municipal e terá capacidade de geração de 28,89 MWh/ano, enquanto o outro será implantado na Escola Municipal, com capacidade de geração de 31,01 MWh/ano. Com essas melhorias, estima-se uma economia total de energia de 74,56 MWh/ano. Essa redução equivale ao consumo anual de 31 residências, considerando o consumo médio de cada habitação de 200 kWh ao longo de um ano.

Além disso, será realizada a modernização das instalações elétricas da Sede da Prefeitura com a substituição do sistema de iluminação artificial atual por tecnologia LED, trazendo maior eficiência e economia no consumo de energia.

A EDP informou que esta é a terceira vez em que a cidade de Ponto Belo é contemplada no Programa de Eficiência Energética da companhia. O município já recebeu ao todo 884 luminárias novas de LED em investimento de mais de R$ 900 mil, que vai gerar uma economia de 700 MWh/ano e redução de demanda na ponta de 157,49 kWp. Isso acontece porque a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema usado anteriormente.