fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A hidrelétrica de Itaipu aumentou o suprimento de energia ao Sistema Interligado, durante o apagão da última terça-feira, 15 de agosto. A usina gerou em média 900 MW a mais que o programado para o período, até a recuperação completa do sistema.
O aumento do despacho de energia foi iniciado às 9h, segundo Itaipu Binacional, quando a hidrelétrica saiu de 6.050 MW para cerca de 6.500 MW. O pico do fornecimento aconteceu às 13h30, quando a energia injetada no SIN ficou em torno de 1.600 MW acima do planejado.
A ocorrência está sendo investigada pelos órgãos técnicos responsáveis, que são o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Agência Nacional de Energia Elétrica. E também pela Polícia Federal, que vai apurar se houve uma possível sabotagem em instalações de transmissão.
Absolar
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica disse em nota à imprensa que as causas que levaram ao blecaute de terça-feira “devem ser diligentemente investigadas pelas autoridades, para evitar oportunismos e conclusões equivocadas” em relação a uma eventual participação das renováveis no evento que derrubou o sistema. A entidade advertiu que é necessário aguardar a apuração dos órgãos competentes para entender de fato as causas da ocorrência.
O desligamento aconteceu quando os empreendimentos fotovoltaicos começavam a operar, com carga baixa, com a saídas das eólicas, que geraram durante a noite. Para a Absolar, além de diversificar, a fonte aumenta a robustez da matriz elétrica brasileira de forma sustentável e oferece rápida recomposição da operação do Sistema Interligado, em casos de desligamentos.
O presidente executivo da associação, Rodrigo Sauaia ponderou que nenhum sistema está livre de falhas e acidentes. No episódio do blecaute, acrescentou, os órgãos competentes atuaram de forma rápida para minimizar os danos e agora precisam esclarecer à sociedade as causas da falha de suprimento.