Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Cemig iniciou a operação da nova subestação Carmo do Rio Claro 2, bem como a Linha de Distribuição (LD) que liga a instalação ao sistema elétrico regional. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 53 milhões e já proporciona, desde o final do mês passado, uma maior disponibilidade e qualidade de energia para 61 mil pessoas que vivem nas cidades de Carmo do Rio Claro, Alpinópolis e Conceição da Aparecida, na região Sudoeste de Minas.

De acordo com a distribuidora, inicialmente, serão acrescidos 15 MVA (mega-volt-amperes) de potência ao sistema elétrico regional. A nova subestação, que faz parte do programa Mais Energia, traz outros benefícios, como melhoria nas condições operativas do sistema elétrico, com alívio de carga dos circuitos e eliminação de sobrecargas. Todas as operações da nova subestação serão realizadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição.

A Cemig destacou ainda que o empreendimento faz parte de um extenso plano de obras, que contou também com a construção de uma nova linha de distribuição em 138 kV, com extensão de 44 quilômetros, possibilitando expansões futuras, caso necessário.