fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu rating nacional de longo prazo AAA(bra) à proposta da 14ª emissão de debêntures da Taesa, no montante de até R$ 800 milhões. A emissão, em três séries, tem vencimentos em 2033 para a primeira, em 2035 para a segunda e em 2038 para a terceira. Os recursos serão destinados a investimentos, incluindo reembolso de gastos já realizados.
Atualmente, a Fitch classifica a Taesa com os IDRs (Issuer Default Ratings) de longo prazo em moedas estrangeira e local BB+ e BBB-, respectivamente, e com o rating nacional de longo prazo AAA(bra). A perspectiva do IDR em moeda local é negativa, e a do IDR em moeda estrangeira e do rating em escala nacional, estável.
Segundo a Fitch, os ratings da Taesa refletem seu baixo risco de negócios em relação à sua diversificada carteira de ativos de transmissão de energia no Brasil, com receitas previsíveis e elevadas margens operacionais. A análise da agência considera que a empresa conta com flexibilidade financeira, amplo acesso a captações e alongado perfil de vencimento da dívida. O IDR em moeda estrangeira da empresa é limitado pelo teto-país do Brasil, BB+.
Já a perspectiva negativa do IDR em moeda local reflete os desafios da Taesa para trazer sua alavancagem líquida ajustada para patamares adequados a esta classificação. De acordo com a Fitch, isto se deve ao elevado programa de investimentos, que deve resultar em fluxos de caixa livre (FCFs) negativos e pressionar os indicadores de crédito. Já a perspectiva estável do IDR em moeda estrangeira acompanha a do rating soberano do Brasil, BB.