Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras lançou na última terça-feira, 29 de agosto, o Grid de Inovação, uma iniciativa com várias modalidades de engajamento voltada para a promoção da colaboração e aceleração tecnológica por meio da conexão com o ecossistema de inovação. O objetivo é fortalecer a presença da Eletrobras no cenário de inovação, estabelecendo parcerias estratégicas com startups, empresas inovadoras, parceiros e laboratórios, a fim de impulsionar o desenvolvimento e a implantação de soluções inovadoras, com novas tecnologias e novos modelos de negócio.

De acordo com a companhia, o programa já é inaugurado com um novo módulo, o Power up, que em seus primeiros desafios terá foco na implementação ágil de soluções de alto valor agregado. Startups que demonstrem capacidade de gerar resultados relevantes serão selecionadas para participar desse ciclo. Em um processo colaborativo, as equipes das startups vão trabalhar lado a lado com profissionais da Eletrobras para validar suas soluções por meio de provas de conceito (PoC), com duração de até 90 dias.

Essa abordagem prática, segundo a Eletrobras, visa aprimorar a eficiência do processo de inovação e acelerar a implementação de tecnologias promissoras com a intenção de contratar esses parceiros para prestar serviços ou fornecer as soluções por prazos de 2 a 4 anos. Os sete desafios iniciais do PowerUp foram definidos para atender algumas das demandas de alto valor para a Eletrobras e para o setor de energia. Estes desafios abrangem diversas áreas, desde a otimização de recursos energéticos até a melhoria das operações internas e do relacionamento com os clientes.

Dentre os temas escolhidos para lançar o programa estão a redução de custos e aumento da capacidade operacional do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), gestão eficiente do consumo de recursos energéticos nas instalações, otimização do treinamento de colaboradores e gestão do conhecimento, redução de custos no armazenamento de materiais e uso inteligente da frota de veículos, mitigação de incidentes e acidentes de trabalho, melhoria da eficiência na construção de linhas de transmissão e subestações e aprimoramento da gestão do relacionamento com os clientes no setor de comercialização.