fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A consultoria CELA (Clean Energy Latin America) lançou o primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde (H2V) em diversos estados no Brasil. A nova ferramenta Índice LCOH Brasil da CELA, que será atualizada a cada seis meses, foi desenvolvida a partir da modelagem proprietária e experiência em múltiplos projetos da CELA com H2V no Brasil.
A consultoria destacou que o índice de custo da produção do hidrogênio verde no País leva em consideração as características únicas que o Brasil possui no âmbito tributário, recursos renováveis, como energias solar e eólica, que alimentam a eletrólise para a separação do hidrogênio e do oxigênio da água, e logística, incluindo cruzamento de dados de investimento em plantas, operação e custo de capital.
Na primeira edição do Índice LCOH Brasil da CELA, identifica-se que já é possível produzir hidrogênio verde no Brasil com custo nivelado entre USD 2,87/kg e USD 3,56/kg nos dias de hoje, em algumas localidades estratégicas. No entanto, com otimizações e incentivos, esses valores podem chegar a até USD 1,69/kg, com custos altamente competitivos frente o hidrogênio cinza, produzido por fontes fósseis e poluentes.
A CELA acredita que o índice será um forte aliado na tomada de decisão para investimento em plantas de H2V no Brasil, já que traz mais segurança em termos de viabilidade econômica e atratividade do projeto. Acesso gratuito ao Índice LCOH Brasil da CELA:
https://cela.com.br/estudos/lcoh-custo-nivelado-de-hidrogenio-verde-no-brasil-cela/