Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Os pedidos globais de turbinas eólicas atingiram novo recorde de 69,5 GW no primeiro semestre, aumento de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com o último levantamento da Wood Mackenzie. O resultado foi puxado pelas encomendas de fora da China, que registraram mais de 25 GW de demanda de pedidos, um aumento de 47% ano após ano até o primeiro semestre.

A América do Norte respondeu por 7,7 GW, mais do que quadruplicando o total de 1,9 GW do primeiro semestre de 2022, com dois pedidos offshore representando 49% do total. Os chineses sendo o maior mercado, com 44 GW de atividade no período, mas a procura manteve-se estável ano após ano. No total, as requisições representaram US$ 25,3 bilhões no segundo trimestre e US$ 40,5 bilhões no primeiro semestre de 2023.

Pedidos de fora da China atingiram mais de 25 GW com destaque para América Norte e Europa (WM)

A análise da consultoria é de que os desafios da cadeia de suprimento permanecem, mas as condições melhoraram o suficiente para desencadear decisões de aquisições. Outro impulso veio da Lei de Redução da Inflação nos EUA, que ajudou a motivar as encomendas, embora o aumento da clareza e da certeza do mercado impulsione um volume ainda maior.

“O ímpeto vem crescendo há algum tempo no mercado offshore e muitos negócios foram condicionais enquanto os desenvolvedores do projeto aguardavam aprovações e licenças, durante um período difícil para as finanças dos O&M e em meio ao cancelamento de vários acordos para grandes projetos”, destacou o vice-presidente de pesquisa global em energias renováveis ​​da Wood Mackenzie, Luke Lewandowski.

O aumento na atividade offshore empurrou a SGRE para o primeiro lugar em capacidade de novos pedidos nos setores onshore e offshore (5,9 GW) no segundo trimestre, ao estabelecer um recorde trimestral de entrada offshore com sua turbina SG 14.X DD. A Goldwind teve a segunda maior atividade total de entrada de pedidos no segundo trimestre (4,9 GW), seguida por Windey (4,4 GW). No primeiro semestre, os líderes gerais na entrada de pedidos foram Envision (9,7 GW), Windey (8,7 GW) e SGRE (8,2 GW).