fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Na visão do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Itaipu e a Petrobras serão as duas grandes protagonistas da transição energética no país. Em visita a Foz do Iguaçu, antes da abertura do Fórum de Energia nessa quinta-feira, 31 de agosto, iniciativa promovida pela binacional, Silveira destacou a hidrelétrica como demonstração do sucesso da integração da política energética que o governo deseja tornar mais vigorosa na América do Sul.
“Queremos integrar todas as políticas para dar um exemplo ao mundo, transformando Itaipu ainda mais no grande berço de descarbonização do planeta”, ressaltou o ministro, dando como exemplos a recente integração Venezuela-Roraima-Manaus. Ele também afirmou que o presidente Lula poderá liderar o “Sul Global” na relação com os países industrializados, visando monetizar as matrizes energéticas para gerar mais igualdade e riqueza ao Brasil.
Questionado sobre a redução das tarifas de energia do brasileiro, o líder do MME lembrou da recente contribuição vinda de Itaipu e que atualmente a relação da usina com o Paraguai é justa nesse quesito, mas reforça a necessidade do país discutir a gravidade da modicidade tarifária no Brasil. “É algo que não vamos empurrar pra debaixo do tapete, vamos estruturar um projeto que possa convergir com os investimentos em eólica, solar, junto a essa questão, encontrando um denominador que a energia seja um grande propulsor da economia nacional”, salienta.
Sobre o apagão do último dia 15, o ministro classificou o episódio como “um evento pontual que está sendo apurado em todos os níveis” para que se possa prevenir novas interrupções num primeiro momento, frisando que a população deve se atentar para o fato de que o país não passa por falta de suprimento, mas sobreoferta de energia.