Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte conquistou a primeira posição, entre 13 projetos internacionais selecionados, como referência na construção de barragens. O prêmio do 5th International Milestone Rockfill Dam (Barragens de Enrocamento) Awards reconhece as barragens consideradas referências para o setor energético mundial e deu o título a Belo Monte pelo projeto da barragem do reservatório de água das usinas Belo Monte e Pimental, no Sudoeste do Pará.

A Norte Energia, concessionária do Complexo Hidrelétrico Belo Monte, passou por rigorosa avaliação técnica realizada pelo Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB e o Comitê Nacional Chinês de Grandes Barragens – CHINCOLD, que a cada três anos selecionam e reconhecem projetos de grande importância e inovações técnicas.

Os critérios consideraram as inovações do projeto, tanto na construção quanto na operação, o bom desempenho operacional, além da atenção com os aspectos sociais e ambientais. Na avaliação dos especialistas internacionais, ao ser reconhecida com o prêmio, a UHE Belo Monte passa a servir de exemplo e se torna referência no setor energético.

Olhando para os próximos anos que exigirão maior desenvolvimento da urbanização e modernização, bem como crescentes preocupações com os impactos das mudanças climáticas, o papel das barragens e reservatórios é fundamental. Isso porque as barragens são estruturas que apoiam o desenvolvimento econômico e social com base no controlo de cheias, abastecimento de água e segurança energética e alimentar.