Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de informação, processamento e modelagem quantitativa para o setor de energia Dcide, firmaram uma parceria no intuito de ampliar a circulação de informações estratégicas e fortalecer a segurança das operações no mercado. Foi assinado um Memorando de Entendimentos que permite a divulgação para todos os agentes das curvas de preços futuros de energia calculadas pela empresa para o mês atual e os seis meses de suprimento futuros.

As também chamadas curvas forward são utilizadas atualmente no âmbito das boas práticas de marcação-ao-mercado e gestão de riscos. Assim, após implementação da nova abordagem de monitoramento prudencial no setor, os associados terão acesso contínuo aos dados, que servirão como parâmetro para a apuração do nível de alavancagem das empresas que comercializam energia no Brasil.

A curva para o mês atual e para os próximos seis meses de suprimento ficará disponível para quem ingressar no novo sistema de monitoramento, assim que for lançado. A plataforma será utilizada para calcular os níveis de alavancagem presentes no setor e possibilitar uma visão antecipada de riscos e eventuais ações de mitigação.

“Queremos garantir que qualquer interessado possa reproduzir os cálculos de risco que serão realizados pela CCEE no futuro, porque só será possível avançarmos nessa pauta com a participação direta do mercado”, explica o conselheiro da CCCE, Eduardo Rossi. Já a Dcide tem atuado junto ao mercado desde seu início e classifica o pool de preços gerenciado como um caso de sucesso de como iniciativas colaborativas de mercado podem robustecer o setor.