Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Dados do mercado automotivo obtidos pela Finbold mostram forte concorrência no setor, com tendência de mudança na participação de mercado dos players tradicionais. A Tesla, que dominava o mercado, viu a BYD assumir agora a liderança em termos de volume de vendas. No primeiro semestre de 2023, a BYD vendeu 1.191.405 veículos elétricos, o que representa uma média de 198.567 unidades por mês. As vendas unitárias da BYD ultrapassaram as 888.879 da Tesla em 302.526 veículos. Durante os primeiros seis meses de 2023, a fabricante americana de veículos elétricos vendeu em média 148.146 veículos por mês. As unidades incluem veículos elétricos a bateria e VEs híbridos plug-in.

De acordo com o levantamento, o destaque da BYD tem sido a relação custo-benefício, coincidindo com a demanda local por produtos caseiros acessíveis em meio à desaceleração da economia chinesa. Os modelos de veículos da empresa têm preços inferiores aos dos concorrentes estrangeiros. A fabricação da maioria dos componentes pela própria BYD contribui ainda mais para a redução de custos, e quaisquer componentes que não produza estão prontamente disponíveis nos fornecedores chineses. A pesquisa diz ainda que a concorrência entre a BYD e a Tesla deverá crescer à medida que o fabricante chinês avança para expandir sua presença no mundo. A Tesla estaria levando vantagem nessa parte, por já possuir uma clientela global.

Outros campeões de vendas são a BMW, com 220.795 unidades, seguida pelo GAC Aion com 212.090 VEs. A Volkswagen vendeu 209.852 veículos, enquanto SGMW, Mercedes e Li Auto comercializaram 191.767, 165.213 e 139.874 unidades, respectivamente. Entre os oito principais vendedores de VEs, apenas fabricantes da China, Alemanha e Estados Unidos estão representados.