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As queimadas continuam trazendo prejuízos para a população. Somente nos sete primeiros meses deste ano, os incêndios causaram interrupções no fornecimento de energia elétrica para mais de 54 mil clientes da Cemig, em um total de 110 ocorrências envolvendo a rede de distribuição da empresa. Para tentar conscientizar mais a população, a Cemig estendeu sua campanha de conscientização sobre queimadas até o final do próximo mês de outubro.

Segundo a distribuidora, no início desta semana, 380 clientes da Cemig, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, tiveram interrupção do fornecimento de energia em função de uma queimada em uma mata próxima do bairro Serra. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foram registradas 28 ocorrências de queimadas, que prejudicaram quase 23 mil clientes. Apenas na capital mineira e no município de Betim, cerca de 17 mil consumidores da Cemig tiveram o fornecimento de energia interrompido em decorrência de incêndios até julho.

A companhia destacou que grande parte dos focos de incêndio é causada por ação humana. Por isso, a companhia procura reduzir os desligamentos provocados por queimadas que atingem o sistema elétrico alertando a população a respeito dos riscos e consequências dessa prática, que é mais comum nesta época do ano, caracterizada por baixa umidade e vegetação seca.

Ainda segundo a distribuidora, os equipamentos da rede elétrica, quando expostos às queimadas, têm seu funcionamento prejudicado, o que pode causar o desligamento de linhas de transmissão, de distribuição e subestações, bem como causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a estas áreas.