Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Grupo Fictor, uma holding de participação e investimentos especializada em gestão empresarial, criou uma divisão focada no segmento de energia. O objetivo é desenvolver projetos que equilibrem os interesses econômicos da empresa e promovam benefícios ao consumidor final, sempre alinhados com as ações de ESG.

A Fictor Energia destacou que utilizará toda a expertise da holding para identificar projetos de energia renovável e infraestrutura que ofereçam benefícios econômicos, sociais e ambientais. Essa abordagem será baseada em análises criteriosas de oportunidades de investimento e no desenvolvimento de parcerias estratégicas para maximizar o potencial de cada empreendimento.

Uma das principais ações do Grupo Fictor é a joint venture com o grupo Enerwatt, que tem como objetivo executar projetos estratégicos no plano de transição energética do governo, com foco na descarbonização da Amazônia. Como parte dessa parceria, a divisão de energia será responsável pela criação e administração de usinas de geração de energia limpa em parceria com a VPower, uma produtora independente de energia local listada na Bolsa de Valores de Hong Kong.

A construção de duas usinas fotovoltaicas em São Gabriel da Cachoeira e Autazes, no estado do Amazonas, já está em andamento. Essas usinas substituirão em até 40% a capacidade de geração das termelétricas a diesel presentes nessas regiões, contribuindo para uma matriz energética mais limpa e sustentável. A previsão é que as usinas estejam operando até dezembro deste ano. Estima-se que as duas usinas produzirão mais de 7 mil MWh de energia, reduzindo as emissões de CO² em mais de 5 mil toneladas já no primeiro ano de operação.