Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Dados da BloombergNEF mostram que as vendas de veículos elétricos deverão aumentar devido a uma combinação de apoio político e melhorias na tecnologia das baterias, como as de íon de lítio. Só os carros de passeio devem ter uma participação nas vendas em cerca de 14% ainda em 2023.

Tom Rowlands Ress, da BloombergNEF, disse durante a sua participação no Brazil Windpower 2023, nesta terça-feira, 12 de setembro, que a procura de baterias deverá aumentar consideravelmente, pressionando a cadeia de abastecimento de materiais como o lítio, o cobalto e o níquel. “Os veículos elétricos deverão ficar mais baratos com o passar do tempo e a evolução das baterias. Além do aumento da produção que deverão, em conjunto, contribuir para o aumento das vendas em nível global”, ressaltou.

Ress também destacou que os veículos elétricos são o futuro dos transportes, pois cerca de 730 milhões de VEs de passeio estarão na estrada em 2040 num cenário de transição econômica. O estudo mostra uma diferença de 335 milhões no número de veículos a bateria na estrada entre o cenário de transição economia e o cenário Net Zero em 2040.

Do lado do hidrogênio, Ress afirmou que o Brasil pode produzir o hidrogênio verde mais barato do mundo. “Hoje, a produção do H2V está mudando muito e no futuro será produzido por eletrolise”, disse. O executivo ainda apontou que a tecnologia tem um papel fundamental em muitas aplicações, mas a maior delas é no setor do aço.