Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Petrobras informou em comunicado ao mercado na última quinta-feira, 14 de setembro, que assinou memorando de entendimento não vinculante com a TotalEnergies e Casa dos Ventos para avaliar projetos em energias renováveis no Brasil. O objetivo do memorando é desenvolver estudos conjuntos para examinar oportunidades de negócios em eólica onshore, eólica offshore, solar e hidrogênio de baixo carbono no país, utilizando as expertises de cada empresa.

A assinatura do acordo aconteceu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de Mario Araripe, presidente da Casa dos Ventos; Patrick Pouyanné, chairman e CEO da TotalEnergies e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

De acordo com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, a Petrobras dá mais um passo relevante em direção à transição energética justa e inclusiva com esse novo acordo. Segundo ele, o propósito é atuar em conjunto com grandes players para deslanchar investimentos em negócios de baixo carbono e caso sejam viáveis e venham a ser implementados, as iniciativas irão contribuir decisivamente para o aumento da oferta de energias renováveis no mercado brasileiro.

Para Mario Araripe, presidente da Casa dos Ventos, a busca é por parcerias para impulsionar a transição energética do Brasil e contribuir para tornar o país protagonista na economia de baixo carbono. Ele ressalta que a Casa dos Ventos é uma empresa de conhecimento, o que será aliado à expertise global multienergética da TotalEnergies à capacidade em exploração e distribuição de energéticos da Petrobras.

A Casa dos Ventos agrega à parceria a criação de modelos de fornecimento de soluções customizadas para empresas de diferentes portes e setores. Segundo Araripe, foi identificada uma demanda cada vez maior das principais indústrias por usar energia renovável como um vetor de descarbonização dos seus processos produtivos e de cumprimento dos protocolos ESG.

Segundo Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies, o Brasil é um país relevante para o desenvolvimento de energias renováveis e o acordo entre as empresas O executivo se mostrou satisfeito em unir forças com a Casa dos Ventos e a Petrobras para identificar possíveis sinergias entre as atividades e assim desenvolver oportunidades lucrativas de energias renováveis.

O acordo tem duração de dois anos com possibilidade de prorrogação. Durante o período, as empresas vão avaliar oportunidades de investimento conjunto em geração renovável. Os projetos do interesse de todas as partes que se mostrarem viáveis serão implementados via novos acordos vinculantes.