Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, lançou o Plano Nacional de Transição Energética justa e inclusiva, durante evento das Nações Unidas realizado em Nova York no último domingo, 17 de setembro. Silveira defendeu urgência e prioridade para a descarbonização, ao participar do Dia de Aceleração dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com foco no ODS 7, que trata do acesso à energia limpa e renovável.

O programa prevê, entre outras ações, a criação de um marco regulatório para o hidrogênio de baixo carbono e a regulamentação do aproveitamento energético offshore. O Brasil participa da implantação, em parceria com a ONU, dos Pactos de Energia, e é responsável pelos temas do hidrogênio e biocombustíveis, com a meta de reduzir a emissão de carbono por meio do Renovabio.

Para o ministro, o plano assenta as bases para a descarbonização do país e para ajudar o planeta. “A transição energética coloca o Brasil no centro desse debate, não somente pelo nosso alto potencial de produção de energia limpa, mas, essencialmente, pela garra e determinação de uma população que escolheu unir e reconstruir o nosso país”, disse, acrescentando que o país está “fazendo o dever de casa para implementar políticas públicas que garantam um desenvolvimento pleno e sustentável.”

Silveira destacou que o Brasil decidiu não esperar e está cumprindo seu papel para a transição energética justa e inclusiva, trabalhando para descarbonizar ainda mais a matriz energética. Ele citou os projetos e as políticas públicas em execução no país, como o novo Luz para Todos, o programa Combustível do Futuro, o Plano de Ação do Programa Nacional do Hidrogênio e o programa de  redução das emissões n da Amazônia.

O ministro participa nesta segunda-feira, 18, do Seminário “Brazil on Focus”, evento com participação de representantes empresariais e governamentais do Brasil e dos Estados Unidos.