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A Enel X, Ambiental, Transpass, Transvida e a Transwolff assinaram um acordo para entregar à cidade São Paulo cerca de 50 novos ônibus elétricos, que começarão a rodar, gradualmente, a partir desse mês. O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de € 30 milhões, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões.

O acordo prevê, inicialmente, 50 ônibus produzidos pela Caio/Eletra. Além destas primeiras unidades, as negociações entre a Enel X e outros parceiros, como operadores e demais montadoras homologadas pela SPTrans, envolvem a possibilidade de aumentar a frota elétrica do município até o fim de 2024.

A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem a disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.

Segundo o executivo responsável pela Enel X Brasil, Francisco Scroffa, eletrificar a frota de ônibus na maior metrópole do Brasil é um passo fundamental para criar um modelo de cidades mais sustentáveis no País. Ele ainda apontou que o Brasil é um país promissor e com enorme capacidade renovável, fabricação local de tecnologia de ônibus elétricos e uma frota significativa nas grandes cidades.

A modernização da frota de ônibus faz parte do programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos. A medida está entre as ações municipais previstas para o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, já que a tecnologia permitirá a redução de poluentes no município. Os ônibus elétricos representam uma redução de ao menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível, na comparação com veículos movidos a diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado. A economia significativa nos custos com a eletrificação a médio e longo prazos torna a ampliação da frota competitiva economicamente.