fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
As condições de atendimento da demanda no setor elétrico continuam favoráveis. Essa é uma das conclusões da reunião mensal do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, realizada na segunda-feira, 18 de setembro. O destaque é o nível de armazenamento em reservatórios que é o melhor do histórico de 93 anos para o mês de agosto, que fechou em 78%.
De acordo com a nota do CMSE, esse é o reflexo dos armazenamentos equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste com 79%, Sul com 84%, Nordeste com 73% e Norte com 81%.
Em relação à Energia Natural Afluente (ENA), foram verificados valores abaixo da média histórica em todos os subsistemas. O SE/CO apresentou 90% da Média de Longo Termo, enquanto o Sul em 81%, o Nordeste em torno de 66% e o Norte de aproximadamente 68% da MLT. A ENA agregada do SIN registrou índice de 84% da MLT.
Para setembro, de acordo com o cenário inferior, a indicação é de uma ENA abaixo da média histórica para todo o Brasil, em torno de 82%, 61%, 69% e 60% da MLT, para o Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. No que diz respeito ao SIN, o estudo aponta condições de afluência de 73% da MLT, sendo o 17º menor valor para um mês de setembro.
Já a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) destacou dados preliminares de resultados da exportação de energia proveniente de usinas térmicas, de janeiro a agosto de 2023. Esse item totalizou 511 MWmed, com uma compensação de R$ 103 milhões à Conta Bandeiras, em benefícios dos consumidores brasileiros no mercado regulado. Já a exportação de vertimento turbinável, totalizou 847 MW médios exportados, de janeiro a agosto de 2023, com resultado financeiro de aproximadamente R$ 781 milhões para os geradores hidráulicos.
Em termos de expansão verificada em agosto o volume foi de aproximadamente 1.357 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 263 km de linhas de transmissão e 675 MVA de capacidade de transformação.