Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A ISA CTEEP realiza obra de renovação de parte da sua linha de transmissão de 345 kV Baixada Santista-Tijuco Preto C3, localizada na serra do mar, entre os municípios de Santo André e Cubatão (SP). Ao todo, estão sendo renovados 9,6 km de linhas de transmissão e substituídas 22 torres com o objetivo de preservar a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN). O investimento previsto pela Aneel é de R$ 45 milhões.

De acordo com a companhia, em razão do acesso extremamente complexo às linhas de transmissão, devido à mata fechada e ao relevo sinuoso, foi necessário o uso intensivo de helicópteros para a obra civil, montagem e lançamento dos cabos, a fim de garantir a segurança dos colaboradores envolvidos na manutenção da linha de transmissão e de minimizar ao máximo o impacto ao meio ambiente.

Para o transporte de equipes e materiais, que incluem mais de 300 toneladas de estruturas e cerca de 500 colaboradores durante todo o período de obra, estão sendo utilizados helicópteros com capacidade para transportar até quatro toneladas e, em alguns casos, será utilizado rapel para a descida dos técnicos.

Segundo o diretor-executivo de projetos da empresa, Dayron Urrego, a companhia está adotando uma série de estratégias para executar a obra com garantia de segurança aos colaboradores e preservação da fauna e da flora. Ainda de acordo com ele, o projeto é o maior e o mais complexo de reforços e melhorias que a ISA CTEEP realizará neste ano.