Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Climatempo está ampliando o escopo da sua plataforma SMAC (sistema de monitoramento e alerta Climatempo), que passa a oferecer previsões de vento, corrigidas com os dados do aerogerador em diversos níveis de altura, histórico de dados robusto com hindcast próprio, além da previsão de geração eólica. O serviço chega para atender empreendedores de parques eólicos, como os das regiões Nordeste e sul do país, consultorias e qualquer empresa que necessite de dados de medição e previsão dos ventos.

Segundo o head de Nnegócios da Climatempo, Vitor Hassan, a novidade chega para atender todo o ecossistema de clima do setor eólico. Agora o módulo Wind, dentro do SMAC, contará também com o planejamento energético dentro da ferramenta, além de uma extensa base de dados histórica, modelada e calibrada para o Brasil. Ele observa que o setor de energia eólica vem crescendo aceleradamente no Brasil ao longo dos últimos anos, e a Climatempo vem apoiando esse desenvolvimento com estudos de caracterização climática e o produto SMAC.

Hassan conta que, até agora, essa ferramenta era oferecida pela Climatempo de forma pontual e dependia da atuação direta de um meteorologista. Em casos muito específicos, era necessário dispor de um profissional para fazer análises em regimes de 24×7. Para tornar o acesso a esse tipo de informação universal e menos dependente da intervenção humana, a Climatempo desenvolveu uma solução que pode ser utilizada por qualquer empresa que necessita de dados de medição e previsão dos ventos.

O head de negócios da Climatempo explica que, por meio do módulo Wind, o usuário da plataforma SMAC terá acesso a uma visão detalhada da previsão de vento, nas alturas dos aerogeradores, utilizando o melhor modelo baseado nos dados observados e medidos no parque eólico. Já integrado à plataforma SMAC, o módulo Wind utiliza tecnologia de machine learning para realizar a previsão de ventos com base na metodologia “best-model” e conta ainda com correção de informações a partir de dados dos clientes (dados observados).