Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu suspender a operação comercial da Unidade Geradora UG 01 da UFV São Gonçalo 04, outorgada à Enel Green Power São Gonçalo 4 S.A., localizada no município de São Gonçalo do Gurguéia, no estado do Piauí. Segundo o Despacho Nº 3.442, publicado nesta terça-feira, 19 de setembro, no Diário Oficial da União, a suspensão foi devida à indisponibilidade prolongada da Unidade Geradora que estava fora de operação desde o dia 2 de janeiro de 2023, devido a ocorrência de incêndio em seus equipamentos, que foram desenergizados, após as chamas serem debeladas.

Segundo o Despacho, vale reforçar que a UG1 tem potência instalada de 2.778,00 kW e o subcampo 4.2, possui potência de 1.800,00 kW. Logo, somente a parte atingida pelo incêndio e que foi desenergizada, deve ter sua operação comercial suspensa. Tão logo os reparos e/ou substituições atinentes à solução da falha estejam concluídos e a disponibilidade da Unidade Geradora UG 01 do Subcampo 4.2 seja retomada, a condição de operação comercial da unidade poderá ser restabelecida pela Aneel, mediante solicitação da empresa.

A agência reguladora decidiu também autorizar o início da operação comercial, a partir de 19 de setembro, das UG01 a UG07, da UFV Horizonte MP 2, com 29,4 MW de capacidade instalada; e as UG1 a UG4, da UFV Ape Brasao, com 0,4 MW. Juntos, os empreendimentos somam 29,8 MW de capacidade instalada.