Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Equatorial Pará inaugura nesta quarta-feira, 20 de setembro, a primeira subestação de energia do município de Juruti, localizado na região do Baixo Amazonas. A nova subestação, que teve investimento de cerca R$ 20,77 milhões, vai garantir mais confiabilidade e, também, possibilitará a instalação de novos empreendimentos na região. A capacidade de geração da nova subestação é de 30 MVA. A energia já está integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A distribuidora destacou que a SE foi projetada para operar com tecnologias avançadas do segmento de alta tensão, com sistema automático de recomposição em casos imprevistos. A comunicação da subestação será feita por meio de fibra óptica com monitoramento 24 horas realizado através do Centro de Operações Integradas da Equatorial Pará. Também contará com a tecnologia de sistema de medição operacional a qual ajudará no controle de demanda de combate a perdas de energia na localidade.

O novo sistema, segundo a Equatorial, permite a desativação da Usina Termoelétrica a óleo diesel que há muitos anos abastecia a área urbana e parte da zona rural do município, garantindo a melhoria na qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia, além de fomentar o crescimento do mercado.