fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras informou que no último sábado, 23 de setembro, às 17h24, houve uma contingência dupla com desligamento das linhas de transmissão de 500 kV Adrianópolis-Grajaú e Grajaú-Nova Iguaçu, afetando a Subestação Grajaú, da Eletrobras Furnas, no Rio de Janeiro.
De acordo com Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), como consequência, houve a interrupção de 155 MW de carga, na região metropolitana do Rio de Janeiro, devido à atuação do 1º e 2º (este às 17h48) estágio do Esquema de perda dupla na SE Grajaú. A normalização do sistema foi iniciada às 17h54, sendo concluída às 18h08, com o restabelecimento das cargas.
Segundo a Eletrobras, a perda dupla levou à atuação de uma proteção sistêmica, desligando duas linhas de transmissão de 138 kV responsáveis pelo atendimento de parte da carga da cidade do Rio de Janeiro, produzindo um corte de carga de cerca de 350 MW.
A Light informou que a ocorrência na rede de Furnas causou a falta de energia para trechos de bairros da zona sul e Tijuca. A empresa restabeleceu a energia após autorização do ONS e os clientes ficaram cerca de 25 minutos sem energia.