Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Os caminhões elétricos da Neoenergia têm atuado como ferramenta de suporte às operações em campo. Os veículos, que contam com cestos aéreos do tipo eletro hidráulico são oriundos de um projeto da companhia e estão em operação nas cidades de Limeira e Mairiporã, no interior de São Paulo. De acordo com a companhia, o desenvolvimento dos caminhões elétricos, em parceria com a área de Frotas, é proveniente de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Neoenergia, cujas atividades são reguladas pela Aneel.

Eles contam com tecnologia de telemetria, o que permite o acompanhamento das informações sobre bateria e roteirização das atividades desempenhadas pelos Centros de Operações Integradas (COI) das distribuidoras da Neoenergia. De forma automatizada e em tempo real, relata a empresa, é possível calcular a necessidade de recarga e os pontos disponíveis ao longo do trajeto para realizá-la.

Os veículos foram desenvolvidos com base no caminhão T7, do fabricante BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora. O desenvolvimento do caminhão elétrico faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável da Neoenergia, que prevê projetos para expandir a infraestrutura de recarga de veículos e desenvolver novas soluções.