Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A forte seca que afeta a região Norte e o rio Madeira não está impactando na operação da hidrelétrica de Jirau (RO – 3.750 MW). Em nota, a Jirau Energia conta que a usina segue operando normalmente e de acordo com as ordens de despacho do Operador Nacional do Sistema. Segundo a nota, as turbinas da UHE foram projetadas para operar com uma queda líquida entre 10 m e 20 m. Atualmente não visualiza necessidade de paralisar a operação, considerando que a queda atual é 12,20 m.

No último dia 2 de outubro, a hidrelétrica de Santo Antônio, que também fica no rio Madeira, cerca de 120 km rio abaixo, interrompeu a operação, devido aos baixos níveis de vazão registrados, cerca de 50% inferior à média histórica. Na ocasião, a Santo Antônio Energia informou que a medida visava atender os limites operativos das turbinas da usina, definidos junto aos fabricantes.

Nesta quarta, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, vai liderar uma comitiva de ministros a Manaus (AM) para avaliar a situação causada pela seca histórica que atinge municípios do Amazonas, Rondônia e Acre, e definir medidas para mitigação dos impactos da estiagem. Alckmin deverá consultar o ONS sobre a possibilidade de acionamento de térmicas da região.