Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

As vendas de carros elétricos cresceram 76% no acumulado do ano até agosto na comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No período, foram emplacadas 49.052 unidades, um número muito próximo do que foi realizado durante o último ano com 49.245 veículos.

De janeiro a agosto de 2023, a participação de mercado dos veículos leves eletrificados em relação às vendas de veículos convencionais no mercado doméstico foi de 3,6%. Em 2022, para o mesmo período, essa participação era de 2,29%. Um aumento de 1,3 ponto percentual.

Segundo a ABVE, o aumento de participação pode ser atribuído a inúmeros fatores. Por exemplo, ações promocionais realizadas pelas montadoras para divulgação de seus modelos, com destaque para as iniciativas das chinesas GWM, BYD e CAOA Chery.

Com esse avanço a questão dos eletropostos ganha relevância. Um levantamento de empresas do Grupo de Infraestrutura da ABVE indica que em agosto havia 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil. Em dezembro de 2022, este número era de 2.955, um crescimento de 28%.  A entidade toma como base dados de janeiro de 2021 a agosto de 2023, nesse período o mercado brasileiro emplacou 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV). Com esses números, estima uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico no país, volume esse que não está distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1.

Os veículos elétricos plug-in (BEV+PHEV) corresponderam a 47% dos emplacamentos (23.213) e os híbridos não plug-in (HEV) a 53% (25.839), praticamente uma divisão pela metade no mercado de eletrificados leves. Em 2022, nesse mesmo período, os veículos elétricos plug-in correspondiam a 36% (10.065) e os híbridos não plug-in a 64% (17.747).

Modelos

De acordo com a ABVE, o mercado de eletrificados no país é formado por 40 montadoras, que, de janeiro a agosto, ofereceram 254 modelos diferentes de veículos leves eletrificados, subdivididos em 208 grupos de modelos. Os 10 mais emplacados de janeiro a agosto de 2023 foram: Toyota/Cross XRX Hybrid, Toyota/Corolla, Caoa Chery Tiggo 8 PHEV e Caoa Chery Tiggo5x Pro.

A eletromobilidade no Brasil se concentra massivamente no Estado de São Paulo, com participação de 35% dos emplacamentos (17.349, sobre o total de 49.052), de janeiro a agosto. Rio de Janeiro e Santa Catarina, ocupam a 2º e a 3ºposição, com 3.749 e 3.374 emplacamentos, respectivamente, no período. Apesar da concentração nas capitais, cidades como Anápolis/GO (1.396) e Campinas/SP (1.067) ocupam o 6º e 7º lugar no ranking das 30 cidades com maior número de emplacamentos no ano.